
O plenário da Câmara Municipal aprovou pedido de informações do vereador Juarez Araújo (PSD), que questiona o prefeito Izaias Santana a respeito do serviço de destinação de materiais recicláveis em Jacareí.
No documento, aprovado na sessão da última quinta-feira (7), o vereador pergunta qual a destinação dos materiais recicláveis recolhidos pela Empresa Ambiental – concessionária dos serviços de coleta de lixo, e se existe a participação da empresa nas receitas sobre o recolhimento de resíduos em Jacareí.
“Inúmeros munícipes me questionam sobre a quantidade de material que é recolhido e o destino que é dado para os materiais recicláveis que são descartados nos Locais de Entrega Voluntária (LEV)”, explicou Juarez.
A Ambiental é uma empresa contratada pela Prefeitura para cuidar da limpeza pública do Município e responsável pela administração dos LEV e também pelo descarte dos resíduos que são depositados nesses locais.
LEV – Os Locais de Entrega Voluntária são espaços onde os munícipes podem descartar gratuitamente materiais recicláveis, resíduos de construção civil em pequenas quantidades (até 1 metro cúbico por vez), móveis, pneus, eletroeletrônicos, restos de poda e óleo de cozinha.
Uma parte desse material descartado é doada à Cooperativa Jacareí Recicla. Os LEVs recebem, no total, uma média superior a 800 toneladas de material por mês, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
O atendimento é de segunda a sábado, das 8h às 20h, com exceção da unidade da Vila Garcia, que funciona também de segunda a sábado, mas das 8h às 17h.
Legenda – O vereador Juarez Araújo (PSD) no plenário da Câmara durante discussão dos projetos inscritos na sessão da última quinta-feira (7), após feriado de carnaval
Crédito – Secretaria de Comunicação/CMJ